sábado, 19 de abril de 2008

Pequeno historial

O aparecimento da Associação de Dadores de Sangue da Freguesia da Meadela foi precedido da criação do Núcleo de Dadores de Sangue da Meadela, que teve o seu inicio em Setembro de 1996 e que funcionou durante quatro anos numa sede provisória, em casa do seu fundador, António Mesquita.

Nos primeiros anos, foram-se actualizando os ficheiros dos dadores da freguesia, que desde logo receberam de bom grado a nova Associação. De referir também que a Junta de Freguesia desde a primeira hora que tem apoiado este projecto.

Em 1998 requereu-se a filiação na Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue, a qual foi aceite.

Depois dos ficheiros actualizados iniciou-se a realização de sessões de esclarecimento e incentivo à Dádiva Benévola de Sangue em vários pontos da freguesia, nomeadamente nas Associações de Moradores de Portuzelo e Cova, Junta de Freguesia e Centro Social e Paroquial. Desde logo chegaram vários pedidos para realizar estas campanhas em outras freguesias, o que foi acolhido com agrado.

Em 1999 iniciou-se a preparação dos Estatutos e Regulamento Interno, de modo a passar de Núcleo a Associação, o que veio a acontecer em 21 de Setembro de 2000, altura em que foi realizada a escritura pública no Notário de Viana do Castelo, a qual foi publicada em Diário da República, III série, nº 146, de 26 de Junho de 2001.

Em 2001 realizou-se um colóquio com o tema “Sangue Dádiva de Vida” no Centro Paroquial da Meadela e neste mesmo ano foi constituída uma equipa de formação e sensibilização à promoção da Dádiva Benévola de Sangue, formada por um Medico e três Enfermeiras.

Em 2002 realizou-se nas escolas da Meadela, para todos os alunos do 1º ao 4º ano e com a colaboração dos Professores, um concurso de pintura e desenho que envolveu 326 alunos. Os trabalhos estiveram expostos numa das salas da Junta de Freguesia durante três dias, tendo sido avaliados e atribuídos os 1º, 2º e 3º prémios por cada ano escolar, os quais foram entregues no final do ano.

Em 2002 decorreu ainda o Primeiro Encontro de Dadores de Sangue a nível nacional.

Em 2003 aconteceram várias actividades de promoção da Dádiva Benévola de Sangue em várias Freguesias do Concelho de Viana do Castelo.

O ano de 2004 foi a altura de levar a efeito as I Jornadas, com o tema “Dádiva de Sangue - Uma visão actual” a nível nacional e foi ainda realizado o III Congresso Nacional de Dadores Benévolos de Sangue, organizado pela Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue na Póvoa de Varzim, onde a Associação teve o privilégio de apresentar um trabalho de toda a zona Norte.

Em 2005 realizaram-se as I Jornadas sobre Doentes Paliativos e a adesão foi tanta, que teve de conseguir-se um outro local para a sua concretização. De facto, estando inicialmente previstas para o C H A M, acabaram por se realizar na Escola de Enfermagem de Viana do Castelo.

A Associação não se preocupa apenas com a Dádiva de Sangue, mas também com as restantes doenças que, infelizmente, afectam a população em geral. Para tal, dispõe de camas articuladas, cadeiras de rodas e outros equipamentos para empréstimo.

Todas as actividades foram integradas nos nossos aniversários

Em Maio de 2005, o presidente desta Associação. António Mesquita, deslocou-se à Guiné-Bissau com uma delegação da Federação, na qual integra os Órgãos Sociais, para oferecer à Associação de Dadores de Sangue da Guiné-Bissau uma ambulância totalmente equipada, cadeiras de rodas, roupas, brinquedos e muitos outros artigos, para ajudarem a colmatar as inúmeras necessidades aí existentes.

Colaborou ainda esta Associação com o Dia Nacional do Dador Benévolo de Sangue, que se realiza no dia 27 de Março e, em 14 de Junho, foi a vez do Dia Mundial do Dador de Sangue, que em 2005 se realizou pela primeira vez na cidade de Lencaster, em Inglaterra. Nessa cidade, que está geminada com Viana do Castelo, a Associação esteve representada com vários artigos alusivos à Promoção da Dádiva, com o apoio do Doutor Arnaldo Ribeiro.

Em Janeiro de 2006 foi efectuada uma entrevista na rádio Alto Minho com a temática “Dádiva Benévola de Sangue”.

Esta Associação, ao longo dos anos, tem colaborado com outras Associações que solicitam os seus serviços na Promoção da Dádiva de Sangue, como é o caso da Associação de Dadores de Sangue de Caminha, tendo a equipa de formação e promoção se deslocado à ETAP – Escola Artística e Profissional, para efectuar acções dirigidas aos alunos da escola.

Em Maio de 2006 participou como formanda no Centro Regional de Sangue do Porto, numa acção subordinada à temática “Transfusões sanguíneas”.

Em 2007 foram já efectuadas várias recolhas de sangue pelo concelho e acções de sensibilização para a Dádiva Benévola de Sangue.

Ao longo destes anos de existência, que caminham para onze, as suas representações a nível nacional têm mantido um bom relacionamento com as Associações do país, de Norte a Sul.

Todos os anos se realiza a Peregrinação dos Dadores de Sangue ao Santuário de Fátima, organizada pela FEPODABES, sendo que este ano irá decorrer já a décima primeira.

Como nota final, refira-se que tudo quanto se possa fazer em prol dos doentes, quer por doação de sangue, por empréstimo de equipamento, quer através de outras iniciativas de carácter social, se enquadra no âmbito desta Associação, pois todos somos poucos e há lugar para todos.

2 comentários:

DVD Sousa disse...

Ao Sr. António Mesquita os meus parabéns pelo dinamismo, esforço e dedicação que tem colocado neste projecto.
Bem haja!

a. mesquita disse...

Gradeço os comentários

Quem pode dar sangue?

Arquivo do blogue